quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Tá faltando o depois

Lateral esquerdo Delano
(Foto: abcfc.com.br)


Como eu havia prometido no texto "O resultado é o que menos importa", vou fazer uma analise mais detalhada sobre o lateral esquerdo Delano. A minha intenção com isso não é causar um embaraço ao atleta, quero sim apontar caminhos para melhorar o desempenho desse atleta de excelente potencial.

Não é de hoje que Delano é uma promessa dentro do ABC, sempre foi reconhecido o seu potencial, principalmente por aqueles que acompanham o trabalho de base no Alvinegro. O garoto sempre se destacou por sua altura, já que na posição em que joga não é comum um atleta desta envergadura, além de sua boa técnica.

O desempenho de Delano nesta pré-temporada veio confirmar uma suspeita que eu já tinha desde o ano passado, quando o atleta realizou duas partidas pelo Estadual. A pouca ousadia apesar da boa qualidade técnica, e o fraco desempenho defensivo apesar da estampa, já eram visíveis desde o ano passado. Tudo isso passa por uma falta de condicionamento físico, que o permita se deslocar no campo com mais velocidade, e que principalmente o permita atuar em alto nível durante os 90 minutos. O que eu vejo é que quando Delano demora a subir ao ataque, quando chega geralmente está atrasado, demora muito a retornar e por isso é vulnerável defensivamente.

Não quero ensinar o pai nosso aos vigários(departamento de futebol), mas acho que Delano deveria receber um trabalho de aprimoramento físico especial, um trabalho que o permita desempenhar o seu bom futebol. Não sei que tipo de trabalho especifico, mas o certo é que ele deve ter a sua constituição física mudada em prol de um ganho efetivo em seu desempenho. Talvez a posição do garoto dentro de campo esteja errada, talvez ele renda melhor em outra posição, mas tenho certeza que quem investir no atleta terá retorno certo, por que tecnicamente ele é bom.

Foi-se o tempo em que apenas o talento vencia no futebol mundial, exemplos desse trabalho existem aos montes, poderia fazer uma lista de atletas franzinos que mudaram completamente, mas o mais emblemático deles é o do Zico, que não por acaso tinha o apelido de Galinho de Quintino e depois se tornou o maior nome do Flamengo. É só conferir o antes e o depois logo abaixo:

(Ronaldinho no Grêmio/Ronaldinho no Barcelona)
(Zico no Flamengo 1971/ Zico no Flamengo 1982)

(Kaká no São Paulo/ Kaká 2010)
(Ronaldo no PSV/Ronaldo na Internazionale)

(Adriano Flamengo 2000/ Adriano Flamengo 2009)
(Wallyson ABC/ Wallyson Atlético-PR)

papoalvinegro@gmail.com
Share:

6 comentários:

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

Realmente Delano é um jogador de boa qualidade, já demonstrou isso.

Acho que um trabalho mais direcionado, nos moldes de Kaká, Zico e Adriano, realmente vai ser benéfico para o nosso atleta.

O cara tem bola no pé ! Agora é só trabalhar outros detalhes ( na forma da ótima sugestão de Diego Ivan ) .

O futebol avança mesmo ! É a vida !

Até a próxima

José Leonardo

Anônimo disse...

Esse problema no ABC FC parece ser crônico. Apesar da competência de nossos preparadores físicos, os jogadores da base geralmente sobem para o profissional com um físico que deixa bastante a desejar...

Acredito que, com o tempo, com o treinamento constante entre os profissionais, o físico do jogador acaba melhorando, vide o caso de João Paulo, por exemplo.

Mas já o caso de Delano...

Sei não, tem que botar esses jogadores para comer muito feijão com arroz, cuzcuz com ovo, rapadura, batata doce, além de, obviamente, caprichar na preparação física.

É isto.

Sds e parabéns pelo post.

Abecedista.

PS: e a liga alvinegra?

Gostaria de conhecer este projeto...

Diego Ivan disse...

Rapaz se esse treinamento do Abecedista pegar no ABC, acho que me apresento amanhã mesmo. Como é? Cuzcuz com ovo, rapadura, batata doce e feijão com arroz... Vai teer uma nêgada fazendo fila na Vila Olimpica...

kkkk

Sobre a Liga é o que eu já disse, precisa amadurecer essa idéia. Deixa que eu pensarei em algo, mas fique a vontade para sugerir algo...

Abraça!!!!

Bruno Cézar disse...

Concordo com tudo que você disse!! Esse Delano é muito bom jogador mas parece que tem medo de subir ao ataque e é muito magro!!

Mas quando ele vai ao ataque faz até boas jogadas... Didi tem que dá esse toque ao garoto que tem muito futuro!

Abraço!

Gibson Azevedo disse...

Bela matéria, Diego. Estás cada vez mais conciso e interessante nos seus argumentos e ensaios técnicos, relativos a sua maior paixão. gostei muito. Continue...
Abraços e saudações alvinegras!

Anônimo disse...

Homi, Delano é só o osso, igualzinho a Wallysson aí na foto...

Os caras são muito frágeis...