quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vamos acabar com essa xenofobia

Teve grande repercussão no meio esportivo um fato que ocorreu no jogo América 2 x 2 Vasco, valido pela 17ª rodada da Serie B. Segundo informações o Secretario Municipal de Esportes, Tertuliano Pinheiro, teria comemorado o gol de empate do Vasco da Gama dentro da recém inaugurada sala de imprensa do estádio. Coincidência ou não, a sala foi inaugurada pelo Tertuliano um dia antes do jogo, beneficio que os profissionais de imprensa somente agora receberam.

Até aí tudo bem, afinal de contas chamaria mais a atenção se o Secretario de Esportes, ABCdista de quatro costados e conselheiro do clube, tivesse dado pulinhos de alegria comemorando os gols do América. É publico e notório que o nordestino tem por habito também torcer por equipes do sul, cariocas mais precisamente, assim como o próprio Presidente do ABC que torce por um dos clubes cariocas.

Na verdade o que mais chama a atenção é essa verdadeira xenofobia, existente com equipes de fora do estado. Será que um potiguar não pode torcer por equipes de fora do nosso estado?

Muito espanto me causa o fato de estarem questionando Tertuliano Pinheiro, já na SEJEL; talvez prefiram o mesmo descaso dos gestores públicos anteriores, que não deram a devida importância ao cargo nestes últimos 30 anos. Em uma semana o Sr. Secretário fez muito mais do que os seus antecessores.

Talvez seja mais fácil costurar estrelas amarelas nas roupas das pessoas, e obrigá-las a viver confinado em becos, assim como os nazistas fizeram com os judeus, no século passado.

Toda essa conversa beira ao ridículo..., desafio qualquer potiguar a provar que nunca torceu por um time de fora. Qualquer um! Duvido que alguém me desminta. Somente agora, com o televisionamento dos jogos das equipes locais, é que os torcedores mistos diminuíram; mas mesmo assim são muitos.

Também causa-me espanto, que alguns ditos “jornalistas” escrevam verdadeiras odes - e paródias de elegias - ao ódio, e que não se possa ter diferenças de opinião. Só falta adotar-se aqui em Natal –terra de Poty - as perseguições que alguns torcedores já sofrem em outros estados do Nordeste Brasileiro.

Aí, depois, sem motivo para um bom juízo, não querem a obrigatoriedade de diplomas de jornalismo para essa turma.

Photobucket
Share:

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu sei quem foi... Marcos Trindade...

Uma piada esse cara...

Ei, conheçam o twitter do blog O Abecedista: http://twitter.com/abecedista

E entrem nessa onda também...

É legal... Já Bosco e Ben Hur tem twitter...

Valeu.

Sds Alvinegras.

Abecedista.

PS: essa Vaquinha que fizeram diz tudo sobre a direção do ABC FC, um fracasso...

Diego Ivan disse...

Rapaz eu sei, vi lá e deixei recado reclamando, mas tem o Edmo Sinedino e tantos outros falaram besteira.

Quanto ao twitter, eu já fiz um, só falta alimenta-lo, fica difícil faze-lo já que o Blog me toma muito tempo, vou ver se arranjo alguem diposto a isso.

www.twitter.com/papoalvinegro

fernando disse...

concordo com voçe. cada um tem o direito de torcer por quem achar que deve torcer. quanto a falar bem ou mal de tertuliano pinheiro isso ele resolve com uns poucos trocados!

Gibson Azevedo disse...

Semore achei desnecessário o abuso de algumas atitudes anti-civilzadas e anti-humanas, antes de tudo anti-desportivas, que alguns torcedores tomam com relação aos seus adversários, como se todos nós, desportistas, não fôssemos partícipes, meieiros e portanto irmãos, nas derrotas e nas vitórias dos embates esportivos. Lembremo-nos todos, que o futebol não passa de uma recreação para quem o pratica e, de um divertimento para quem o assiste. Se hoje corre muito dinheiro nos meios esportivos, não se justifica, por tal conta, tornarmo-nos ferozes e furiosas Bestas, em meio a um ambiente caótico plantado e cultivado por nós mesmos.
Deus nos livre!...