domingo, 16 de agosto de 2009

A imprensa e a blindagem da diretoria

Após mais uma derrota, escutei atentamente os programas de rádio e dei uma olhada na repercussão da mesma na mídia.

A conclusão foi uniforme: o time do ABC é ruim, está com um pé na Cova e a maioria dos jogadores não estão jogando com dedicação, tampouco estão comprometidos com a causa do Mais Querido, salvo um ou outro que realmente se dedica.

No entanto, em momento algum a mídia - inclusive os seus críticos mais ácidos - responsabiliza a direção do clube pela bancarrota do ABC.

Ao contrário, os diretores - seja de ABC, seja dos demais times do RN - são sempre uns abnegados, homens que se doam em prol do clube, homens de honra que deixam suas famílias em segundo plano para se dedicar ao clube, etc.

Reforçam ainda com o discurso de que fazer futebol do RN é difícil, é o 13o trabalho de Hércules que o futebol do RN é pobre, etc.

No caso do ABC, são sempre os mesmos. Dizem que é porque ninguém quer assumir o clube. Será?

Praticamente beatificaram o presidente, dizendo que somente ele e seus auxiliares são os únicos ABCdistas honestos e probos da face da terra, os únicos que têm capacidade moral para assumir o ABC.

E quando se cogita que algum ABCdista corpo estranho ao status quo se propõe a assumir o clube, tratam logo de taxá-lo de ladrão, de que o cara vai vender o Frasqueirão e os terrenos do ABC, de que vai enriquecer as custas dos garotos formados nas categorias de base, etc.

Eu como torcedor estou cansado disso, desses mesmos discursos vazios, de enaltecer a "abnegação" dos diretores e massacrar exclusivamente o elo mais fraco do clube, que são os jogadores - sejam eles safados, sejam eles de bom caráter.

Quem foi que contratou esse bando de pernas-de-pau sem qualquer critério? Será que eles pediram para vir jogar no ABC? E quanto aos atletas de mau-caratismo, quem é que tá passando a mão na cabeça dos mesmos?

Infelizmente não acredito mais numa reação do ABC em 2009, principalmente porque essa mentalidade tacanha continuará sendo a tônica pelo resto da competição.

Gustavo Lucena

Photobucket
Share:

4 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Gustavo Lucena, foi a melhor crônica sua que li. Sugiro que em cima dos argumentos expostos vc desenvolva um texto mais amplo, um artigo ou algo do tipo.

Quando comecei a ler este PAPO ALVINEGRO sempre ficava com um pé atrás com o Gustavo Lucena. Hoje sou leitor de carteirinha.

É isso mesmo. Judas Tadeu, o pior presidente do ABC FC de todos os tempos.

Infelizmente...

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Anônimo disse...

Depois de tirar onda com Black Ace, mudei meu voto para a opção:

FORA JUDAS TADINHO. RENOVAÇÃO JÁ.

Gustavo Lucena disse...

Eu não diria que Judas Tadeu seja o pior de todos os seus tempos, pois ele teve os seus méritos comandando o ABC. E dentre eles está o fato dele ser o grande ENTUSIASTA da construção do Frasqueirão. Perceba bem que eu usei a palavra ENTUSIASTA e NÃO CONSTRUTOR, pois é preciso acabar com esse mito que foi Tadeu quem construiu o Frasqueirão, que só foi possível por conta de várias permutas.

No entanto, poderá ficar marcado como o primeiro mandatário a ter em seu currículo 2 rebaixamentos. Nem em times que foram bi ou tri rebaixados como o mequinha, o Fluminense e o Santa Cruz houveram dirigentes com mais de 1 rebaixamento. Em cada rebaixamento foi um mandatário diferente.

Porém o que acho um pé no saco é colocá-o num pedestal de intocável, de semideus (é assim que se escreve após a reforma gramatical?), de que só ele ó o único ABCdista da face da terra entre outras bajulações.

E quem mais faz isso - além dos babões - é a imprensa, que não enxerga os erros da diretoria ou quando assim o faz dizem que eles fizeram tentando acertar, que erraram por amor ao ABC, etc.

No mais, alguns acham que estou feliz em ver o ABC se lascando. Muito pelo contrário, minhas críticas são em tom de tristeza e preocupação com o futuro do meu time do coração.

Ficar fora-de-série, sem ter o que jogar por 2 temporadas é algo que nunca mais quero ver meu time passar.

Não sou partidário do quanto pior, melhor, ao contrário de alguns que estão impregnados e fazendo lodo na diretoria, que querem ver o ABC fudido para que ninguém chegue perto e só eles possam se locupletar.

No mais, desculpa o desabafo e valeu o apoio.

Black Ace disse...

Excelente texto. Nada mesmo a acrescentar.

Realmente foi um dos melhores artigos seu.