quinta-feira, 28 de maio de 2009

O que nós queremos?

Esse post é dedicado aos operários da bola, aqueles que nunca recebem o credito por vitorias ou conquistas, jogadores que cumprem seu papel dentro de campo e ficam relegados ao segundo plano do futebol.

Escrevo hoje alguns dias após a primeira vitoria do ABC na Serie B com a intenção de levantar apenas uma questão: O que é que a torcida do ABC quer?

Essa pergunta é muito pertinente nesse momento, Fábio Silva (foto) fez uma boa partida contra o Fortaleza, mas a mesma ladainha de sempre é ouvida nas conversas sobre futebol. É sempre a mesma coisa, “Fábio fez o gol, mas o ABC tem que contratar um atacante para o lugar dele”. É sempre a mesma coisa não importa o que Fábio faça, não vejo como ele possa superar essas desconfianças.

É evidente que Fábio Silva não é um craque e nem de longe é o atacante que a torcida quer, mas temos que colocar na cabeça que, os craques do futebol Brasileiro estão na Europa. Na Europa se paga salários em times pequenos e em países inexpressivos no futebol mundial que times como São Paulo, Flamengo e outros não tem a menor condição de competir. Além da Europa os times da Ásia e do Oriente Médio, levam os jogadores que sobram no nacional, jogadores de media e boa qualidade.

Com esse panorama é que os clubes grandes Brasileiros tentam trabalhar, os de pequena projeção Nacional ficam com as sobras dos clubes grandes. Nesse meio termo fica o ABC, tentando garimpar atletas no cenário nacional, contando com a sorte para achar um diamante no meio do deserto. O Campeonato Brasileiro se tornou uma mistura de sub-21 e sobre-35, ou seja, jogadores em inicio de carreira e veteranos que tentam permanecer em atividade.

A sorte que o ABC teve em revelar Wallyson é a única maneira do alvinegro ter um craque em seu plantel , fora isso, é trabalhar com o que se tem e contar com muita sorte.

A verdade é que Fábio Silva sempre faz um trabalho honesto quando veste a camisa do ABC, tem muito menos reconhecimento do que alguns atletas importados. Vários jogadores já passaram pelo ABC nesses últimos 3 anos e o fato é que Fábio Silva foi o único que apresentou um desempenho regular.

Nos próximos dias deverá estar chegando a Natal um novo atacante, vamos ver se ele consegue conquistar a torcida e também marcar vários gols. Fábio Silva até marca seus golzinhos, mas conquistar a torcida parece ser tarefa impossível para o atacante.

Resta saber o que é que o ABCdista quer no ataque do alvinegro, se quer um craque vai ter que gastar uma fortuna e competir com a Europa. Por enquanto é Fábio Silva e mais dez.

Fábio Silva marca aos olhos de Cascudo e da torcida do ABC.
(Foto: Elpídio Junior/ nominuto.com)
Photobucket
Share:

9 comentários:

Gibson Azevedo disse...

Alem das dificuldades por você elencadas, meu caro Diego, existem também as contratações desastrosas; de elementos que sobraram deste sorvedouro de bons jogadores que é o futebol da atualidade , tanto aqui como lá fora. Pois que, na chincha, jogam deztões de futebol e se acham ums magos da bola. A maioria pensa que aqui só tem gente besta, e que não sabemos distinguir um bom de um mal jogador. O pior deles é o "atleta chinelinho" (que forja sempre uma contusão). Alguns, para tomarem vergonha na cara, têm levado umas boas sovas de algumas torcidas por este Brasil de muitas diferenças. Precisamos adotar essas medidas por aqui, no nosso Futebol?, pergunto.

Anônimo disse...

Excelente Diego Ivan. Alguém tava precisando levantar a bola de Fábio Silva.

Gustavo Lucena diz que o homem perdeu n gols terça, mas o que vi foi o atacante sofrer o pênalti e ainda marcar o gol da vitória. Fora isso, ainda vimos FS procurando o jogo o tempo todo, saindo da área (isto é ótimo, ao contrário do que diz Gustavo Lucena), tentando buscar o jogo.

Fábio Silva pode não ser nenhuma 8ª maravilha do mundo, mas a ele devemos a vitória de terça, e esse seu futebol que vem sendo praticado certamente o deixará em totais condições de disputar a titularidade do ataque alvinegro nesta série B.

Outra coisa, o que foi aquele gol perdido contra o Marília? Me lembro que Fabiano Gadelha, contra a POnte Preta, jogo subsequente, também perdeu um, em condições muito parecidas.

Enfim, gosto de Fábio Silva e espero que ele renda muito aqui no ABC FC. Agora reconheço que ele porecisa ao menos melhorar um aspecto: o posicionamento em impedimento.

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Diego Ivan disse...

Gibson
Me esqueci de falar dos barqueiros, baladeiros, chinelinhos e afins que estiveram por aqui ano passado. Bem lembrado.

Abecedista
Rapaz além de levantar a bola de Fábio Silva a minha intenção era baixar um pouco a bola da galera.
Acho que as vezes não só Gustavo Lucena, mas muita gente superestima alguns que chegam no ABC e subestimam outros tantos sem motivo real, vamos dar tempo ao tempo.
Por hora Fábio jogou bem terça e tem uma Serie B inteira para se provar de vez um bom jogador do ABC.

Anônimo disse...

Torço para que Fábio Silva dê certo.

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Gustavo Lucena disse...

Rapaz, eu já penso ao contrário de muita gente.

Acho que Fábio Silva já teve inúmeras chances no ABC e não aproveitou da maneira devida.

Em 2007 eu achava que ele ia deslanchar, pois o time do ABC era muito arrumado. Ele praticamente só fez gols na 1a fase, quando os adversários eram fracos.

Na hora do pega pra capar ele se apagou e não fez mais gols, apesar de ser muito melhor que os demais centro-avantes do ABC (Clênio e Miro Bahia).

Sorte do ABC que se virou muito bem sem um centro-avante fixo, pois Wallyson e Nego marcaram muitos gols.

Aliás, desde Sérgio Alves que o ABC não tem um centro-avante fixo, um homem de área de confiança, aquele que tem desenvoltura e facilidade para botar a bola para dentro.

E eu mesmo prefiro que o ABC tenha 2 atacantes habilidosos e de velocidade ao invés de ter 1 centro-avante específico. Só que para o ABC adotar esse esquema de 2 atacantes, é importante que o time tenha 2 alas que apóiem bem o ataque e meias que cheguem no centro, e o mais importante, que todos saibam fazer gols. Foi esse o segredo ofensivo do Mais Querido de 2007 pra cá, o time rendia melhor com 2 atacantes corredores/habilidosos, mas tinha alas artilheiros (Bosco/Nego) e meias mais eficientes (Petrolina/Nildo/Gadelha).

Gustavo Lucena

Black Ace disse...

Diego, gostei muito do seu texto, porém pra mim FS ainda vai ter que comer muita rapadura pra me convencer.
Numa coisa vc está certíssimo, ele é melhor que a maioria dos bagres que aqui chegaram, mas Gustavo resumiu bem o que acho: Desde de Sérgio Alves que não temos um artilheiro.

E um ídolo em campo.

Diego Ivan disse...

Só tem um detalhe em 2007 que vc se esqueceu Gustavo, FS ficou um bom tempo machucado, voltando somente no octogonal. Depois não conseguiu ser efetivado como titular, até por que Ferdinando Teixeira passou a jogar com um atacante apenas, além disso Ivan voltou a jogar bem.

A historia não é bem assim, continuo dizendo, vamos dar tempo ao tempo e deixar FS jogar.

Só uma pergutna:

Em 2007 qual era o outro atacante de velocidade, era Wallyson e mais quem?

Gustavo Lucena disse...

No 1o semestre era Bebeto, e no 2o semestre era Ivan (que se firmou como titular durante todas as partidas do Octogonal e ainda jogou mais umas 2 nas fases anteriores)

Anônimo disse...

E em 2008, qual era o outro atacante de velocidade?

Ronaldo Capixaba e Warley por acaso eram velozes?

Agora digo uma coisa, Fábio Silva é melhor do que Moré, Paulinho Macaíba, Gabriel, Leandro Love, Hamilton e tantos que passaram por aqui.

E digo mais, Fábio Saci (parece que não é homem de área), vai ter que ralar para tomar o posto de Fábio Silva, pois desde 2007, quando esteve no Bahia, que não joga mais PN.

E eu fico me perguntando: se Fábio Silva fez 17 gols no Pernambucano, jogando contra equipes como Sport, Náutico e Santa Cruz, teria feito quantos gols aqui pelo ABC FC?

Teria colocado Lúcio vaqueiro de Japecanga no bolso (cara nas rodas de amigos adoro encher a bola do vaqueiro, para iludir os caras)...

FS9 (tiração de onda) teria feito pelo menos uns 25. É isto.

E continuo querendo saber qual gol que FS9 perdeu.

Sds Alvinegras.

Abcedista.

PS: a hora de cobrar ações de marketing é essa... Vou fazer um post lá no blog tocando no assunto...