A imprensa esportiva local noticiou hoje que o Presidente do ABC, Judas Tadeu, teria ficado decepcionado com a presença de publico no jogo de quarta pela Copa do Brasil. O jogo com o Atlético Paranaense tinha todos os motivos para encher qualquer Estádio; se tratava de uma competição Nacional, adversário qualificado da Serie A e financeiramente muito bom para o clube sob todos os aspectos. Parece que os diretores do ABC esqueceram, ou não sabem, que a propaganda é alma do negocio. O publico de 9.914 presentes nem de longe repetiu a lotação de jogos menos importantes realizados ano passado.
A culpa da baixa presença de publico é de quem?
Não é a primeira vez que a incapacidade dos dirigentes se faz ver, os procedimentos de divulgação da partida deixaram muito a desejar e por isso a baixa presença de publico. A verdade é que a divulgação para essa partida importante não foi feita, não se utilizou os expedientes antigos de divulgação e muito menos os novos. Era normal ver a romaria de diretores e conselheiros nas rádios e TVs locais realizando a divulgação de qualquer jogo, isso não existiu, sem falar de peças publicitárias que poderiam atrair mais publico.
Sem haver divulgação adequada, que motivos teriam os torcedores que estão apartados do seu clube a muito tempo de ir a campo?
Em 2009 o publico médio do ABC é de 3 a 5 mil presentes, ou seja, o publico que foi ao Frasqueirão na quarta por pouco não dobra a audiência normal. É mais do que natural que quem tem o habito de ir a campo saiba as datas dos jogos e de quebra a importância dos mesmos, mas quem não tem esse costume vai saber como?
Como é que aquele alvinegro que não tem o costume de ir a campo ficará sabendo?
O ABC aluga espaço em uma FM local, emprega funcionários para apresentar o programa, mas em nenhum momento o ABC Futebol Clube é o tema central do programa. Neste canal, por incrível que pareça, o ABC é o menor dos temas. Infelizmente o programa é mais utilizado como palanque de um certo diretor do ABC, que tem por esporte além da autopromoção, achincalhar adversários ao invés de enaltecer as coisas do ABC. Semana passada perdi algumas horas da minha vida escutando a verborragia do “A voz da Frasqueira”, certamente não recomendo a ninguém.
Já passou da hora do ABC utilizar bem os expedientes disponíveis para promover o alvinegro, não se pode colocar a culpa no torcedor por tudo. Será que a culpa pela baixa presença de publico é mesmo do torcedor? A promoção do evento cabe aos realizadores, mas quando os realizadores não conseguem perceber as suas falhas o negocio vai à falência.
A culpa da baixa presença de publico é de quem?
Não é a primeira vez que a incapacidade dos dirigentes se faz ver, os procedimentos de divulgação da partida deixaram muito a desejar e por isso a baixa presença de publico. A verdade é que a divulgação para essa partida importante não foi feita, não se utilizou os expedientes antigos de divulgação e muito menos os novos. Era normal ver a romaria de diretores e conselheiros nas rádios e TVs locais realizando a divulgação de qualquer jogo, isso não existiu, sem falar de peças publicitárias que poderiam atrair mais publico.
Sem haver divulgação adequada, que motivos teriam os torcedores que estão apartados do seu clube a muito tempo de ir a campo?
Em 2009 o publico médio do ABC é de 3 a 5 mil presentes, ou seja, o publico que foi ao Frasqueirão na quarta por pouco não dobra a audiência normal. É mais do que natural que quem tem o habito de ir a campo saiba as datas dos jogos e de quebra a importância dos mesmos, mas quem não tem esse costume vai saber como?
Como é que aquele alvinegro que não tem o costume de ir a campo ficará sabendo?
O ABC aluga espaço em uma FM local, emprega funcionários para apresentar o programa, mas em nenhum momento o ABC Futebol Clube é o tema central do programa. Neste canal, por incrível que pareça, o ABC é o menor dos temas. Infelizmente o programa é mais utilizado como palanque de um certo diretor do ABC, que tem por esporte além da autopromoção, achincalhar adversários ao invés de enaltecer as coisas do ABC. Semana passada perdi algumas horas da minha vida escutando a verborragia do “A voz da Frasqueira”, certamente não recomendo a ninguém.
Já passou da hora do ABC utilizar bem os expedientes disponíveis para promover o alvinegro, não se pode colocar a culpa no torcedor por tudo. Será que a culpa pela baixa presença de publico é mesmo do torcedor? A promoção do evento cabe aos realizadores, mas quando os realizadores não conseguem perceber as suas falhas o negocio vai à falência.
5 comentários:
Além disso, cumpre frisar o perfil do torcedor que esteve presente ao Frasqueirão.
Uma torcida morgada e acomodada, que no 2o tempo parecia que estava num velório.
Definitivamente, chegamos a conclusão de que o perfil do torcedor que frequenta o Frasqueirão é diferente do perfil do torcedor que vai ao Machadão.
Esse ano eu fui para o jogo e que o ABC perdeu para as pakitas. O time tava perdendo de 2x0, com eles deitando e rolando, ainda assim, a Frasqueira estava em pé, empurrando e incentivando o time.
O público abaixo da crítica trouxe também como consequência a ausência do torcedor mais ativo, aquele que realmente empurra o time, aquele mais identificado com a Frasqueira.
Mas se a gente falar essa verdade, aparecerão os babaquaras de plantão virtual dizendo que estou querendo aparecer.
Na verdade, a diretoria do ABC instalou um departamento de anti-marketing comandado pelo ET, ele está denegrindo a imagem do clube. O pior que tem setores da imprensa que ainda dão corda a ele.
Discordo em alguns pontos, que são:
PÚBLICO: Acho que o fator primordial da ausência não foi a falta de propaganda. Concordo que se houvesse mais seria melhor em função da emulação, mas não concordo que muitos não sabiam do acontecimento do jogo. Quem não foi, não foi pelo fato de não saber do jogo e sim por outros motivos, que acredito que são, preços dos ingressos, deslocamento ao frasqueirão, horário do termino do jogo em função da labuta no dia seguinte.
A VOZ DA FRASQUEIRA: Concordo plenamente sobre o que falaram sobre o programa A VOZ DA FRASQUEIRA, realmente a forma de como conduzem o programa é lastimável. A idéia do programa foi bacana, mas a condução é imoral!!!
MACHÃODÃO vs FRASQUEIRÃO: O torcedor que faz todo aquele movimento de cantos e agitos são em grande maioria a moçada das organizadas e eles sempre estão no frasqueirão também. Acho que o que realmente fez a torcida ficar mais concentrada foi a qualidade do adversário, que embora saibamos que não seja nada anormal(pelo que vimos em campo), é um time de séria A e isso causa uma certa apreensão.
É isso meus camaradas alvinegros, eis ai meu ponto de vista e assim como vc´s, também acho que precisamos de uma movimentação profissional do setor de marketing do nosso ABC.
Um grande abraço.
Jacson: Você tem razão sobre o publico, todos esses fatores contribuíram para a não presença, mas mesmo sabendo do jogo somente uma campanha maciça faria torcedores deixarem suas casa para ir ao Frasqueirão. Os problemas de acesso, preço do ingresso sempre existiram e o Frasqueirão encheu, então me de outro motivo.
Sobre o Machadão vs Frasqueirão, a frasqueira se calou pq estava nervosa,o jogo era importante. O Machadão leva vantagem sobre o Frasqueirão em qualquer disputa, o motivo é a tradição e isso só vem com o tempo, por isso é necessário o investimento no marketig para virar essa disputa.
A voz da Frasqueira é lamentável.
Abraço, Continue sempre comentando.
entrei aqui para reclamar das suas reclamaçoes mas nao achei palavras... reclamar da vida é facil... tendo ao seu lado a midia alviroza... deixa queto...
Amigos do blog Papo Alvinegro.
Olha, o público de quarta-feira realmente ficou aquém do esperado, mas creio qur faltou a todos lembrar de um fator, se é que eu não fui deatento lendo os comentários:
- O Fato de o jogo ser à noite.
Na série C de 2007, recordem-se os srs, os públicos do meio de semana eram sempre menores do que os públicos do final de semana. Até recentemente, uma comparação pode ser feita com relação aos dois últimos clássicos ABC FC x América no Machadão, um no domingo e o outro na quarta.
Jogos de domingo sempre levarão mais torcedores, vcs não concordam?
Sobre a divulgação, gostaria de indagar se os Srs, tem conhecimento da divulgação feita na 96 FM, a principal rádio de Natal, onde inclusive dois torcedores do ABC FC foram sorteados para passar o dia na concentração do Clube.
Até no blog do ML eu li a respeito da divulgação do jogo que estava sendo feita no ABC FC...
Bem, mudando de assunto, creio que mais importante do aferir DE QUEM É A CULPA?, é saber QUAL A SOLUÇÃO?. Sim, porque no Brasil a cultura é sempre procurar e perseguir os culpados. Aprendi nos bancos da escola, por exemplo, que no Japão, país realmente desenvolvido, a cultura não é achar culpados, mas descobrir as saídas, as soluções.
Voltando à questão público, é verdade que o Frasqueirão, para mim uma grande conquista do CLube, tem um defeito de fábrica: a localização. E aqui uma solução é a permanente insistência com o Poder Público Municipal no que diz respeito à fixação de linhas que venham de todos os cantos da cidade. É obrigação da prefeitura facilitar o acesso do torcedor abecedista, cidadão, ao Maria Lamas Farache.
Com relação ao Machadão, acho velho, feio, sujo, triste e acabado. Digo mais, o espetáculo Futebol no Frasqueirão, em tese, deveria ser mais caro (falei em tese). Veja só: quanto custa um ingresso de cinema no CINEMARK? E o mesmo ingresso no Antigo RIO VERDE (se é que existe)?
Vou mais além. Quando vejo jogos pela televisão em Estádios como Beira-Rio, Olímpico, São Januário, Mineirão e tantos outros velhos gigantes do Futebol Brasileiro, a impressão que tenho é que estão todos velhos e acabados.
Ver um jogo no modesto Frasqueirão, acredito, deve ser melhor do que em todas as praças esportivas listadas acima.
Sobre o programa A VOZ DA FRASQUEIRA, nas poucas vezes em que o escutei, fiquei com a impressão de ser algo por demais simples. Sim, simples porque não há rios de dinheiro no ABC FC.
Imaginem só um âncora com um telefone na mão. É assim o programa A Voz da Frasqueira, a coisa mais simples deste mundo. Na verdade, o vejo mais como um projeto, um piloto, do como propriamente um programa de rádio.
Agora vou dizer uma coisa: bato palmas pela iniciativa do ABC FC em dar início a um projeto deste tipo. Muitos clubes no Futebol Brasileiro já alugam espaços em rádios, de que são exemplos o Coritiba e o Sport Recife.
Não quero nem saber quem diabos é o Emilson Tavares. Leio o seu blog, diarimante, assim como leio o Papo Alvinegro e tantos outros blogs na net, mas pelas informações aqui deste blog, fico com a impressão de que Emilson Tavares é um verdadeiro monstro.
Mas será que é mesmo? Como o torcedor poderá saber da verdade?
Olha, ET passa, o PAPO passa e todos passam. Quem ficará é a instituição ABC FC. Apoio e acho louvável a iniciativa do Programa A voz da Frasqueira, mesmo embrionário e até arcaico.
Mas prefiro ver o lado bom da coisa. Na edição de domingo do Programa, por exemplo, quando o espaço é maior, nada impediria que Gustavo Lucena e Diego Ivan comparecessem ao programa e lá expussessem suas ideias, visões e conceitos.
Infelizmente, os Srs preferem soltar palavras como "aberração", "extra-terrestre", "auto-promoção", "babaquaras" que em nada contribuem para o debate e para o próprio PAPO ALVINEGRO.
Como leitor do blog, eu vou pensar o que?
Não tenho o direito de achar o Frasqueirão melhor do que o Machadão?
Sou por acaso um "babaquara" pelo simples fato de discordar da posição de um ou outro?
- Ah! Emilson Taveres está fazendo auto-promoção.
- Ah! Emilson Tavares está fazendo chacota com o rival.
Sinceramente, como distante dos fatos, não entendo o que significa aberração, auto-promoção, e os outros termos desqualificadores que os srs. usam. Fica tudo muito vazio, ninguém entende nada e pronto.
Não sei não...
Quais são os reais objetivos dos srs?
Ou será tudo algo pessoal?
Olha esse fogo cruzado entendo que não leva a nada...
Vou parando por aqui...
É tudo muito ridículo...
E não se entende de absolutamente nada...
Sds Alvinegras.
Abecedista.
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