segunda-feira, 23 de março de 2009

Quem é craque???

Não sou muito de falar de futebol, em especial sobre o América-rn, mas ontem ao ouvir a resenha da Globo em que tocavam sobre a possível volta de Sousa ao futebol, não pude deixar de prestar atenção sobre o endeusamento que alguns da imprensa fazem sobre este jogador, a ponto de chamá-lo de... CRAQUE!!!
Nada contra Sousa, porém ele não foi, não é e nem nunca será um craque de futebol, no máximo um ótimo jogador futebolístico, nada mais que isso.
Aí me perguntarão: Qual o problema ou a diferença em apontá-lo deste ISO-9ooo do futebol??? Todas e mais um pouco.
Um jogador de futebol, em minha ótica, pode ser classificado da seguinte forma:(fazendo uma média em toda a sua carreira)

CABEÇA DE BAGRE: 70% de todo mundo que bate-bola, inclusive peladeiros de fim-de-semana.Ex: Eu.

JOGADORES MEDIANOS: 15% do restante. Estão concentrados em sua maioria nos campeonatos estaduais e nas séries C e B.Ex: Marquinhos Mossoró, Rinaldo, Obina e o restante que aqui e acolá se destacam em uma partida. (são muito inconstantes)

ÒTIMOS JOGADORES: 10% dos boleiros. Na sua maioria disputam a série A e a minoria já joga no exterior e inclusive com passagens na seleção.Ex: Sousa, Sérgio Alves, Robgol, Kuki, Túlio maravilha, Dunga e etc. Apresentam uma maior constância de bom futebol que os demais e viram ídolos da torcida

EXCELENTES JOGADORES: 3% do que restou. Estes podem decidir as partidas que disputam e sempre conferem respeito ao time adversário. 90% deles jogam na Europa.Ex: Danilo Menezes, Luís Fabiano, Robinho, Júnior capacete, Leandro, Roberto Dinamite, Sócrates, Bebeto e etc. 80% das suas partidas estão sempre na capacidade do seu futebol

O CRAQUE: 1,5% da cambada toda. Estes decidem as partidas. Mantém uma qualidade acima da média dos demais. Todos jogam fora do país de origem, e são disputados a bofete pelos times.Ex: Kaká, os dois Ronaldinhos, Messi, Alberi, Givanildo, Falcão, Rivelino, Sócrates, Passarela, Romário, Zidane e etc.

O SUPERCRAQUE: 0,5%. São o supra-sumo do futebol. Considerados semideuses por nós mortais. Tem a capacidade de encher um estádio ou parar uma cidade para vê-los jogar (até guerra já pararam). São tão raros que atualmente não existe nenhum que se enquadre nesta categoria.Ex: Zico, Maradona, Pelé, Cruyf, Di Stefano, Garrincha, Eusébio, Puskas.
Acho que mais ninguém...
Nem é preciso escrever mais nada...
Só peço que reflitam sobre este texto, e não chamem qualquer um de CRAQUE, pois a maioria dos peladeiros são muito confundidos.
Photobucket
Share:

5 comentários:

Anônimo disse...

Cara, sua visão entendo correta.

Agora entendo também que a torcida de qualquer time tem o direito de eleger seus craques, endeusar seus jogadores e etc.

Como torcedor do ABC FC, considero, por exemplo, Sérgio Alves, Robgol, Wallysson e Fabiano Gadelha verdadeiros craques, com destaque para os dois últimos.

Sobre Souza, foi um "craque" neste sentido mais amplo. Hoje, não é mais. Isso de certa forma é bom, por que os caras de vermelho continuam iludidos e ilusão não leva ninguém a lugar nenhum.

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Anônimo disse...

Souza é bananeira que já deu cacho ( já tiraram até o mangará ). Quando este era jovem, prometeu com algumas boas atuações candidatar-se a craque. Não vingou. Alguns alegaram à época, tratar-se de uma timidez sem tamanho . É..., pode até ser verdade; o fato é que ele rodou o mundo por times pequenos ou inexpressivos, com algumas temporadas reconhecidamente apagas. Em resumo: o que prometia ser, não foi. Não passou de um atleta com um certo estilo e beleza plástica..., de alguma importância, em pequeno lapso de tempo, na história recente de algum clube de futebol. Nada mais...

Diego Ivan disse...

(Abecedista).O seu comentário só corrobora com o texto, veja se você concorda. Uma coisa é o sujeito ser ídolo do clube, outra bem diferente é ser um Craque. O fato é que hoje em dia a palavra Craque foi banalizada.
Não há duvidas que Sérgio Alves, Robgol, Wallysson e Fabiano Gadelha são ídolos do ABC, mas Craque são outro quinhentos.

Sobre o texto, quando houve a eleição de melhor do ano em 2007 na Radio Globo os patéticos Ricardo Silva e Helio Câmara tiveram a cara de pau de votar em Souza(rebaixado com o América)como o melhor do ano. Wallyson(Campeão Estadual e Acesso do ABC para a Serie B) foi sem sombra de duvidas o melhor do ano, mas o fato é que tem muita viuvá de Souza na radiofonia Potiguar. Eles estão doidos para ver Souza se arrastando dentro de campo como no ano passado.

Anônimo disse...

Concordo com os srs. E deixem os caras lá da radiofonia se iludirem. Um dos motivos do meu cão estar tão mal é justamente essa irracionalidade...

Que eles continuem assim, de mal a pior.

...mas realmente o texto tá corretíssimo.

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Anônimo disse...

Hoje em dia qualquer murrinha que tenha uma excelente assessoria e um trabalho de marketing espetacular é considerado craque.

Vide Rogério Ceni, Beckham, Luís Fabiano e uma carrada de jogadores que vivem sendo bajulados pela imprensa centro-sulista.

Os critérios hoje em dia para apontar quem é craque ou não estão pra lá de baixos e suspeitos. Algumas aberrações são vistas a olho nú: em 2006 o escolhido como o melhor do mundo pela FIFA foi Canavarro (eu não queria ele no ABC); a Rádio Globo Natal parece ter sido comprada pelo Nadai p/ colocar em evidência Souza e seus empresariados.