domingo, 29 de março de 2009

Na ponta do queixo. Agora é confirma a classificação...

O ABC vence mais uma em casa e está a uma vitoria de garantir classificação para a final do turno. Os protagonistas do 3 a 1 foram Rogério, Simão e Waldir Papel para o ABC, Leandro Mineiro converteu para o ASSU.

O futebol é um esporte excelente, talvez só comparado ao boxe, onde o imponderável faz parte do espírito do jogo. Hoje ficou claro como se vence um jogo difícil em apenas um lance isolado, ou de sorte, ou de falha, como queiram.

O encontro começou bastante equilibrado, mas sem muitas emoções nos seus primeiro minutos já que nenhuma das equipes conseguia atacar. O ASSU começou o jogo montado no 3-6-1 bastante defensivo, conseqüentemente não tinha força ofensiva. O ABC não conseguia furar o bloqueio adversário por centralizar as jogadas, somente após o primeiro gol é que o ABC começou a fazer jogadas laterais.

O imponderável, o que não se pode pesar, aparece em momentos improváveis. No minuto 14 Rogério cobrou uma falta do meio da rua no meio do gol, o goleiro André tentou defender, mas ela entrou tranqüilamente no gol adversário. Como eu já afirmei aqui o boxe é um esporte que se assemelha muito ao futebol, senão vejamos; O ASSU que até os 14 minutos vinha segurando de maneira heróica o ABC, levou um direto na ponta do queixo (jargão do boxe) e foi a lona.

Shane "Sugar" Mosley/Antônio Margarito.
Imagem: Lucy Nicholson/Reuters.

Após o gol o Elefante começou a jogar e a contar com o nervosismo adversário, começou também a jogar pelas laterais e assim envolver o adversário. Não tardou muito e o ABC ampliou o marcador com Simão, aproveitando o desvio de Papel no cruzamento de Sandro da linha de fundo. O juiz poderia ter aberto contagem aos 44 minutos quando Gabriel perdeu gol incrível, mas o 1° tempo ficou no 2 a 0.

Apesar de estar visivelmente grogue o adversário que já havia sofrido dois knockdows (queda) começou o segundo tempo de maneira arrasadora, logo no inicio diminuiu o placar e levou o ABC as cordas. Um erro de posicionamento defensivo deixou o meia Leandro Mineiro sozinho para descontar. Sentindo o golpe o alvinegro demorou um pouco para se acertar, contou com a falta de repertorio ofensivo do ASSU, que nesse momento já havia feito duas alterações.

O tempo passou e o mais querido se acertou no ringue, utilizando os contra golpes o ABC criou inúmeras oportunidades de nocautear o adversário. Inúmeras jogadas foram criadas, mas apenas Waldir Papel conectou o golpe decisivo. No trigésimo minuto de jogo Waldir Papel recebeu lançamento, cortou o zagueiro e colocou no canto do goleiro, um golaço.

Depois da terceira queda só restou ao ASSU esperar o gongo soar indicando o final de combate.

Brincadeiras a parte tenho alguns destaques individuais a fazer e chamar a atenção para um detalhe importantíssimo.

Sandro e Simão certamente são os dois principais jogadores do esquema alvinegro, quando os dois jogam bem não tem quem segure o time da Vila Olímpica. O galego Sandro certamente foi o destaque do jogo de hoje, esteve envolvido diretamente nas principais jogadas do ataque alvinegro.

Waldir Papel esteve bem, apesar de ter perdido algumas chances de gol. Carece de melhor condicionamento técnico e tático.

Que partida fizeram Marquinhos e Rogério, o primeiro a gente já conhece e o segundo vem melhorando a cada jogo.

Preocupa o jogo centralizado praticado no inicio do jogo de hoje, não é a primeiro vez que o ABC não utiliza as laterais para atacar. É bom Heriberto da Cunha corrigir esse defeito, senão o mais querido pode ficar com um futebol extremamente previsível.

O ABC se prepara agora para o clássico contra o praticamente eliminado América. Caso o ABC vença, o mequinha passará de praticamente para oficialmente eliminado. De quebra com uma vitoria o ABC e uma combinação de resultados, o Elefante pode assegurar a classificação para a final do turno e a primeira colocação do turno, que dá direito de fazer a final em casa. O ABC terá tempo para descansar e se possível realizar um coletivo, vamos torcer também que Paulinho Macaíba se recupere a tempo de jogar o clássico.

Ficha Técnica

Local: Frasqueirão, Natal.

Publico: 4.162 presentes.

Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo.
Assistente 1: Milton Otaviano.
Assistente 2: Valdomir Antônio Araújo Junior.
4º árbitro: Edson Oliveira de Lima.

ABC(3): Ranieri; Fabiano, Gaúcho e Ben-Hur; Simão(1), Marquinhos Mossoró, Rogério(1), Sandro (Rogerinho) e Beto; Gabriel (Ivan) e Waldir Papel(1) (João Paulo). Técnico: Heriberto da Cunha

ASSU(1): André; Alan, Lano e Pantera; Coelho, Joassis, Jeferson (Demir), Carioca (Leandro Mineiro(1)), Luís Carlos e Ribamar; Somália. Técnico: Maurício Rodrigues.
Photobucket
Share:

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, não consigo tirar um virgula de sua analise...

Simão jogou bem, mas o destaque foi mesmo o Sandro, que só vem evoluindo.

Evolução também notada em Beto.

E Rogério, hein? Não só por hoje, que baita volante! Se Ferdiando não tivesse mantido Adelmo e Jean Paraíba, estaria no time Mais Querido até hoje.

Mas são águas passadas.

O sistema defensivo alvinegro está muito bem...

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Gibson Azevedo disse...

Não fui ao jogo. Portanto acredito piamente no que você expôs. O ABC realmente parece que, neste momento, conseguiu achar o seu futebol . Esperemos que prospere para o restamte da temporada...
No tocante a sua hábil analogia do futebol com a nobre arte (Boxe), argumento que,mesmo não tendo comparecido ao Frasqueirão, se o Assu realmente veio jogar com uma proposta defensiva, assim com no boxe, ele deveria ter mantido a mesma conduta, mesmo depois da primeira queda. Naquele esporte se um boxer consegue assimilar um golpe duro mantendo-se na defensiva, poderá perfeitamente, num lance de sorte ou de cansaço do adversário, colher melhor resultado ao fim do combate. Parece-me que o Assu tentou mudar a tática preestabelecida; com isto veio a derrota.
Muito boa a matéria... Abraços.