quinta-feira, 26 de março de 2009

Copa de 2014: Um evento temerário.

O texto do Arquiteto Moacyr Gomes, que construiu o Machadão, é um verdadeiro alerta para os cidadãos de bem tomarem consciência do perigo que é para a cidade a escolha para ser uma das sedes para a Copa de 2014. Sem sombra de dúvidas é o texto mais bem fundamentado daqueles que se opoem a realização do evento.

http://abcnatalblog.blogspot.com/2009/03/copa-2014-promessas-enganosas.html#comment-form

Uma Copa do Mundo no Brasil era pra ser algo a se festejar e muito, porém, na atual conjuntura político-social, é algo temerário, principalmente pela farra do boi que já está em andamento.

Depois desse texto do Moacyr Gomes, começo a temer pela minha cidade. Por isso, mais do que nunca, torço para que Natal não seja escolhida como uma das sedes, principalmente porque ela é administrada por gente de pouca confiabilidade e competência, que só tá no poder para lucrar, e por que a instalação de um mega-canteiro de obras naquela região vai ser algo insuportável para a qualidade da cidade.

Gustavo Lucena
Photobucket
Share:

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo, francamente!
Se vc me mostrar uma cidade que já foi sede que não melhorou a qualidade de vida de seus habitantes, eu sou contra a copa em Natal.
Este arquiteto Moacyr Gomes anda escrevendo tanta besteira nos meios de comunicação de Natal, que tá parecendo despeito. Será porque vão derrubar a obra dele.
Santa paciencia.

Anônimo disse...

Nem um, nem outro. Sou a favor da Copa em Natal, mas a ladroagem...

Diego Ivan disse...

Concordo com o Luciano, isso é ciúme do Moacyr Goes, se fosse ele que tivesse assinado o novo projeto a conversa seria outra.Me admira muito um homem envolvido em vários projetos públicos reclamando desse em particular, quer dizer que anteriormente não existia corrupção?
A corrupção é um mal que existe no Brasil independente de Copa do Mundo ou não, se fossemos deixar de investir em infra-estrutura por causa da corrupção tenho certeza que mais da metade do que já foi feito não sairia do papel.
Uma reforma do Machadão e uma adequação da região ficaria muito mais cara, sem contar que todo o investimento seria publico. Até que se prove o contrario o investimento será particular, o Estado entraria com o terreno.
A corrupção tem que ser combatida, só que Natal não pode deixar de receber o investimento previstos, é dinheiro novo circulando na cidade.
Agora, vamos primeiro ser escolhidos para debater o assunto, por enquanto nada é realidade já que nada foi decidido.

Diego Ivan disse...

SObre o canteiro de obras:
Qualquer obra no centro da cidade gera problemas, desde a troca do asfaltou até a troca de lampadas dos postes.
Quem já fez uma reforma em casa, ou reforma na casa do vizinho, construção de prédio vizinho sabe o que eu estou falando.

Gustavo Lucena disse...

Diego Ivan, mas é justamente o que o projeto quer fazer, adequar a região para receber a Copa. Só que essa adequação consiste numa implosão generalizada em Lagoa Nova, o que causará inúmeros transtornos.

Se querem construir um novo complexo, acho que deveriam fazer em alguma área menos habitada e mais espaçosa.

Mesmo assim continuo com meu pensamento de que fazer uma Copa no Brasil é algo temerário. Acho que existem outras prioridades. E o PAn-2007 (que é um evento mequetrefe) demonstrou o rombo que ocorreu no Erário Público. Esses R$ 4 bilhões estão fazendo muita falta na blindagem do Brasil contra a crise....

Quanto ao Luciano, existem sim cidades que não melhoraram a qualidade de vida mesmo após sediarem, vide as cidades mexicanas. O México após a Copa do Mundo de 1986 se tornou desenvolvido? As desigualdades diminuíram? O parâmetro que você usa é justamente as últimas Copas do Mundo, que foram realizadas em países desenvolvidos e os gastos que as cidades-sede tiveram foi pequeno, bem menor que os gastos previstos para a Copa de 2014. Não houveram revoluções megalomânicas nas infra-estruturas das cidades, ela fizeram simples adequações que em pouco alavancaram o desenvolvimento das mesmas.