segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Plano de Marketing – Campanha Sócio-Torcedor

Plano de Marketing – Campanha Sócio-Torcedor

A força da marca ABC se torna capaz de dimensionar uma legião de adoradores.

Apresentação

Nos últimos anos, o ABC FC conseguiu inaugurar uma nova fase no esporte potiguar, implementou o sonho dos torcedores, estruturando uma sede e iniciando uma campanha de sócio torcedor.

Diagnóstico da situação

Após uma campanha sem muitas perspectivas na série B, a tendência de queda, chega com maior preocupação de um futuro sem horizontes, onde se acumulam dívidas orçada em torno de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais), como administrar e sair definitivamente de tal situação?

Objetivos de marketing

Fortalecer a marca ABC.

Incentivar a filiação dos torcedores.

Aumentar a satisfação dos sócios e incrementar os canais de comunicação com o torcedor

Capacitar colaboradores.

Estratégia de marketing

Incentivar e auxiliar a criação de núcleos na capital, região metropolitana e no interior do estado.

Utilização do programa de rádio, A Voz da Frasqueira, para divulgar a campanha e atrair patrocidadores.

Criar uma rede de conveniados para oferecer descontos, serviços ou outras facilidades.

Criar uma agenda com apresentações culturais e outros eventos que atraiam os torcedores.

Aumentar a satisfação dos sócios e incrementar os canais de comunicação com o torcedor.

Aperfeiçoar o relacionamento com a imprensa local e nacional

Plano de Ação

A força da marca ABC se torna capaz de dimensionar uma legião de adoradores. A criação de núcleos na capital, região metropolitana e no interior do estado.

O programa “A Voz da Frasqueira”, deverá divulgar, de forma agressiva (com sorteio de brindes da marca ABC e dos patrocinadores) a Campanha Sócio-Torcedor como também atrair patrocidadores. As comissões dos núcleos da capital, região metropolitana e interior do estado terão espaços intercalados para impressionar e divulgar os seus núcleos. Será de suma importância a participação dos atletas de forma direta nas campanhas.

Para intensificar a comunicação nos jogos do ABC, padronizar a utilização, onde o locutor oficial do ABC deverá utilizar o espaço lendo um texto de incentivo ao clube de acordo com o momento. Dando informações sobre o clube e incentivando a campanha do sócio-torcedor.

Criação de um blog, sob o comando de Levi Araújo, direcionado para dar espaço ao torcedor, divulgando fotos, torcidas, núcleos e focando, por exemplo, o torcedor do mês, divulgando não só o torcedor que é destaque na sociedade, mas também o mais humilde, com um enfoque humano e criativo. Incluir, ainda, um espaço para opinião do torcedor (fórum).

A criação de uma rede de conveniados (farmácias, super mercados, restaurantes, bares, sorveterias, postos combustíveis, áreas de lazer, agência de turismo), onde deverão oferecer descontos, serviços e outras facilidades para atrair novos Sócios-Torcedores.

A importância de uma Agenda Cultural se torna o ponto de equilíbrio para a adesão de novos Sórcio-Torcedores e patrocinadores com apresentações culturais e outros eventos, como datas comemorativas, aberturas de campeonatos (Estadual, Copa do Brasil e Série B). Buscar com artistas da terra novas idéias – Carlos Zens - (Shows com periodicidade), eventos internos com a participação direta dos nossos atletas e diretoria.

Aumentar a satisfação de convívio no complexo Vicente Farache. O estacionamento deverá organizado de forma “macro” para utilização da torcida e Sócio-Torcedor, como também deverão ser oferecidos descontos nos bares/restaurantes e na lojinha do ABC.

Elaborar press kits para distribuição com os profissionais de imprensa a cada jogo ou evento, principalmente quando o ABC estiver jogando fora dos seus domínios. Isso evitará erros ou demonstrações de desconhecimento sobre a trajetória do Clube pelos profissionais da comunicação.

Despertar na família ABCdista incentivos com premiação aos participantes (faixa etária até 12 anos) através de concursos anuais de redação, pintura etc.

Elaborar mala direta (jornal impresso ou via e-mail) para distribuição entre Sócio-Torcedores divulgando as novidades, contratações, eventos etc.

Direcionar ampla discussão para o preço da mensalidade do Sócio-Torcedor, onde poderá ser diferenciado nos campeonatos Estadual e Série B.

Créditos: Projeto elaborado por João Antônio da Cruz Neto e Patrícia Diniz Santos (jornalista), sócio-torcedores do ABC.
Minha opinião: Falei pessoalmente com o idealizador do plano. O diferencial do mesmo é que ele está buscando apoio de vários torcedores para dar suporte ao movimento. Esse plano de marketing se tornará realidade se houver uma intensa mobilização dos torcedores para que o mesmo de certo, tal qual aconteceu com o Movimento Bandeirão. Infelizmente, a Diretoria só costuma atender as reivindicações do torcedor na base de muita pressão. Para que os ideais de João Antônio ganhem corpo no mundo real, será preciso que os torcedores se organizem nesse sentido, busquem apoiá-lo incrementando novas idéias. O movimento tem que seguir em frente independente da postura da Diretoria. É uma imensa oportunidade para se mostrar que a inteligência humana e a criatividade são bem mais úteis para o ABC do que um punhado de verdinhas. Afinal, de que adianta ter R$ 10 milhões se você não sabe como usá-lo?
Boa sorte ao João Antônio e pode contar comigo no que for preciso.
Gustavo Lucena
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2 comentários:

Daniel Reiner disse...

Clubes de futebol não sobrevivem mais apenas à base da tradição. É preciso ter uma "mentalidade" mais profissional.
Que o ABC se sobressaia com essa iniciativa.


(Dunga...por que alguns insistem tanto em pressionar por sua demissão?

Opine no 1982 Esporte Clube)

Forte abraço!

Daniel Reiner disse...

(Que tal um gol de placa do Pelé hoje no Bezerrão? Opine no 1982 Esporte Clube)

Forte abraço!