quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Obrigado, Professor Ferdinando Teixeira.

Após a derrota de ontem, eu estava propenso a fazer uma defesa do agora ex-treinador do ABC Ferdinando Teixeira. Mesmo com a saída do treinador, ainda dar tempo de colocar minha opinião.
Na minha ótica, ele não foi o principal responsável nem pela derrota contra o Juventude, tampouco contra o Criciúma.
Analisando friamente após os 3x0 sofridos em Caxias do Sul, fiz uma reflexão. A derrota começoua ser construída com a saída de Jean Carioca. Mas convenhamos. Só quem for mulher de malandro para dizer que não ficou puto da vida com o gol feito que o meia do ABC perdeu. Ferdinando é de carne e osso, assim como o mais comum Frasqueirino. Ele também fica puto, perde o controle, e aquela substituição seguramente foi um desabafo contra o excesso de preciosismo do jogador. Até aquele lance, o ABC estava muito bem em campo.
Contra o Criciúma, ele escalou o time que todo o mundo pediu, um 4-4-2 com 2 meias criativos. Ou seja, agiu corretamente. Até mesmo na escalação de Adelmo e Jean PB ele acertou, pois Márcio Hahn está tão ruim quanto ambos e contra o Juventude foi bizarro. E os demais volantes são Élton e Marcelinho, que são apenas dublês de jogadores de futebol. Acontece que o time não jogou nada. Jean Carioca, Luizinho Neto, Ivan e Gadelha se esconderam no jogo, Warley teve que voltar para buscar jogo, deixando o ataque vazio, Márcio Santos como sempre fez muitas faltas e falhas e Jean PB e Adelmo mais uma vez bateram cabeça. Até nas substituições o treinador agiu corretamente. Então não havia mais o que fazer diante de tanta mediocridade.
No entanto, gostaria de me recordar apenas dos momentos bons que esse profissional trouxe a Frasqueira. Fica a imagem de uma pessoa que, com todos as suas falhas, buscou sempre o melhor para o ABC. É um profissional que, mesmo errando, a gente sabe que ele está tentando acertar.
Fica a imagem do motivador que levou o fraco time do Estadual-2007 a um título que me fez chorar feito um bebê após aqueles 5x2. Fica a imagem do comandante da brilhante redenção do Mais Querido no cenário nacional com o acesso a Série B.
Por isso, Professor Ferdinando Teixeira, muito obrigado pelos seus serviços e, como o mundo dar voltas, quem sabe não o vejamos de volta ao ABC outra vez.

Gustavo Lucena
Photobucket
Share:

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que alguns jogadores quiseram derrubar Ferdi, fazendo aquela atuação ridícula?

Acho difícil, mas, para alguns jogadores não faltariam motivos, principalmente devido aos fatos do jogo em Caxias.

Mas sempre vi Gadelha e Carioca correndo muito, embora sem jogar tanto...

A saída de FT é uma pena. Mas a pressão tava monstra demais em cima dele.

Obrigado Ferdinando.

Abecedista.

Fiz um post para FT, também.

oabecedista.blogspot.com

Diego Ivan disse...

Rapaz tá parecendo que sim, principalmente no ultimo jogo.