quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Fair Play pras nega vê.

Acho que já está na hora da FIFA acabar com essa historia de Fair Play, para quem não sabe Fair Play foi criado em 1986 pela FIFA após as reclamações da FA (Football Associacion), Associação de Futebol da Inglaterra, após a derrota Inglesa por 2 a 0 para a Argentina com o gol de mão de Maradona. Criada pelo ex-Presidente da FIFA João Havelange a campanha tem a intenção de promover o jogo limpo, “O conceito genérico do jogo justo é uma parte fundamental do jogo do futebol. Representa os benefícios positivos do jogo pelas regras, de usar o senso comum e de respeitar jogadores, árbitros, oponentes e torcedores.”, eram essas as intenções quando se criou o slogan "My Game is Fair Play" ou “Meu jogo é jogar limpo”.
Não vemos o Fair Play em campo na verdade o que vemos é se utilizar uma determinação da FIFA para ludibriar a arbitragem e promover assim o anti-jogo, quem nunca viu um jogador cair no gramado em prantos gritando de dor e prontamente o time adversário colocar a bola fora de jogo? E quem não viu momentos depois o jogador adversário antes mesmo de receber tratamento se levanta mais forte do que nunca? São essas atitudes que acabam com a idéia principal do Fair Play e que na minha modesta opinião forçam a sua retirada do cenário futebolístico.
Se a idéia do Fair Play era evitar contusões serias dos atletas, nunca se viu tantos jogadores com a perna quebrada, se a idéia era não levar vantagem desonestamente sobre os adversários, aumentou o numero de jogadores fazendo catinba no futebol , ou seja, em todos os aspectos o futebol não evoluiu em relação ao Fair Play.
Acho em minha modesta opinião que a responsabilidade de parar uma partida para atendimento medico é do arbitro de futebol, ele sim tem a autoridade e deve ter também a responsabilidade de parar uma partida se necessário por que senão continuará do jeito que está, jogadores simulando contusões forçando a paralisação da partida para um atendimento medido desnecessário.
www.fifa.com

Photobucket
Share:

1 comentários:

Arthur Virgílio disse...

A foto é fantástica. Até Zidane parece ser contra o Fair Play.