quarta-feira, 25 de junho de 2008

A prancheta do Papo Alvinegro

Esse ai é o famoso 3-5-2 usado pelo ABC, com dois volantes de contenção dois alas e um meia, esse esquema é usado pela maioria dos times Brasileiros que fogem do tradicional 4-4-2. Esse esquema é uma variação do 3-5-2, na Europa se joga com apenas um volante aumentando o poder ofensivo da equipe. Na Europa o 3-5-2 foi uma solução para a falta de força ofensiva das equipe já que os alas também atacam, no Brasil essa é uma solução defensivista povoando a defesa com mais atletas.
Na prancheta da esquerda temos o 3-5-2 atualmente utilizado pelo ABC quando ataca, perceba as setas que indicam o posicionamento dos atletas, perceba também as marcas pontilhadas que indicam os espaços entre os setores. Quem viu o post do dia 23/06 sabe que eu percebi um erro de posicionamento ofensivo da equipe alvinegra, a postura muito defensiva dos zagueiros e dos volantes cria uma distancia entre os setores dificultando o trabalho do meia, o meia por sua tem que vir buscar jogo além de disputar a bola com mais adversários.

Na direita vemos o esquema sem essa distancia entre os setores, os volantes mais perto do meia preocupando mais a marcação adversária , e os zagueiros 4 e 3 participando mais do jogo, revezando com os volantes as jogadas de linha de fundo(Azul), dessa forma o time ataca mais compacto e com mais gente chegando ao mesmo tempo ao ataque. Quando os zagueiros passam os volantes fazem a cobertura, os volantes também fazem jogadas pelos lados e os zagueiros cobrem o setor.

Quanto à defesa não há muito a se dizer, o bom trabalho defensivo garantiu alguns dos resultados obtidos pela equipe.

Foi desse jeito que o ABC jogou no ano passado, agora vocês tirem suas conclusões.

Photobucket
Share:

0 comentários: