segunda-feira, 23 de junho de 2008

É hora de refletir

Nos últimos dias eu venho refletindo sobre o que pode estar acontecendo com o ABC dentro de campo, eu sei e está claro que um dos fatores é a qualidade de alguns jogadores no elenco alvinegro, mas algo me chamou atenção. Evidente que se nós pegarmos o período de mais de um ano em que Ferdinando Teixeira é técnico do ABC, nós veremos que varias peças mudaram só o esquema tático permanece o mesmo, pior que as mesmas jogadas realizadas nas finais do Estadual 2007 são as mesmas utilizadas em 2008, mas ainda não é isso que me chamou a atenção. A previsibilidade do jogo pelas alas preocupa, a falta de mobilidade no ataque e a indefinição da camisa 10 que vem de antes de Ferdinando preocupam, mas o que realmente chama a minha atenção é que desde o Estadual deste ano o ABC apresenta um comportamento tático diferente, a distância entre os setores é o que realmente me preocupa, pois então vejamos:

  • O ABC sempre se aproveitou do fato de campo do Frasqueirão ser menor e sempre jogou com a marcação bastante avançada, chama atenção que os volantes do ABC joguem tão longe do meia e que a zaga fique muito mais atrás do que deve;
  • O ABC sempre contou com a passagem dos zagueiros revezando com os alas e sempre contou também com a ajuda dos volantes nas laterais do campo, em ambos os caso os volantes e os zagueiros participando mais do jogo e fazendo jogadas de linha de fundo;
  • A distancia entre setores faz com que o meia receba a bola muito longe da área adversária e tenha que disputar a bola com dois ou mais jogadores do time adversário, com o meio mais compacto Juninho Petrolina em 2007 por exemplo praticamente era um 3º atacante, os volantes preenchiam o meio e davam liberdade aos alas, além de fazer com que os atacantes recebessem a bola mais perto do gol adversário;

Eu sei que tem gente que não vai me entender, até por que em 2007 o ABC jogava em uma divisão inferior, jogava muito bem em casa e quando os jogos eram fora de casa as coisas não iam bem, mas vejam o jogo contra o Bragantino e digam se eu não estou certo, evidentemente que o ABC está com um time muito modificado e mesmo assim precisa qualificar o plantel mas esse exercício de raciocínio que eu fiz está certo. Amanhã ou depois eu colocarei uma prancheta explicando o que é que eu penso sobre o assunto.

Photobucket
Share:

0 comentários: