domingo, 13 de abril de 2008

Final da Taça Cidade do Natal

O segundo finalista do Estadual já foi definido, o América venceu hoje o Potyguar de Currais Novos por 2 a 1 jogando em Mossoró e enfrentará o Potiguar de Mossoró na final do turno. A equipe Mossoroense tem a vantagem de jogar a ultima partida final em casa por ter feito melhor campanha no 2º turno.

Tudo bonito, tudo beleza, mas a pouca vergonha da mudança do segundo jogo semifinal envolvendo o Potyguar/CN e o América para Mossoró foi lamentável, além perda técnica ao afastar os times das suas torcidas, a FNF tomou para si uma atribuição que só competia o mandante do jogo que no caso era o Potyguar/CN, veja ai o artigo do Estatuto do Torcedor que regulamenta o mando de campo de uma equipe:

CAPÍTULO IV
DA SEGURANÇA DO TORCEDOR PARTÍCIPE DO EVENTO ESPORTIVO

Art. 15. O detentor do mando de jogo será uma das entidades de prática desportiva envolvidas na partida, de acordo com os critérios definidos no regulamento da competição.

Trocando em miúdos o artigo 15 do Estatuto do Torcedor, uma das duas equipes envolvidas na semifinal, no caso Potyguar e América, terá que ser o mandante do jogo. Portanto a Federação não pode tomar para si o mando de campo nem indicar onde será a partida em nenhum momento, apenas em um possível jogo extra onde não há mando definido.

Além das disposições do Estatuto do Torcedor, foi discutida durante a semana a situação de inversão de campo, se o Potyguar/CN mandasse o seu jogo contra o América em Natal ocorreria a inversão de mando de campo. Em jogo realizado nesse sábado pelo Campeonato Mineiro, a semifinal envolvendo Itumbiara e Cruzeiro com mando do Itumbiara foi disputado no Mineirão. Trazendo o caso Mineiro para o Campeonato Potiguar, não havia motivo nenhum para a Federação indicar o local do jogo Potygua 1 América 2 alegando inversão de mando, até por que a intenção da equipe Currais-novense era mandar o jogo no estádio Frasqueirão, repito, é lamentável como se prejudica uma equipe de menor expressão.

Baixe aqui o Estatuto do Torcedor e confira a regra.

papoalvinegro@gmail.com
Share:

0 comentários: