domingo, 20 de março de 2011

Drops pré-decisão (20/03/11)

O cara em ação, só no Brasileirão

Pois é amigos, o grande guerreiro Ricardo Oliveira ficará no estaleiro por 2 meses, por conta da cirurgia que fará no joelho.

Deve ser pesado para "o cara" manter um futebol em grande nível e passar incólume, principalmente por conta da idade um tanto avançada.

Será um desfalque substancial nesse 2º turno do Estadual que certamente será sentido pelo elenco.

Só nos resta torcer para que ele se recupere bem e volte com o mesmo futebol classe A de sempre.

Desfalques sensíveis para a final

Além de Ricardo Oliveira, Leandrão e Éderson desfalcarão o Mais Querido logo mais a tarde.

Isso forçou LC a lançar mão do 3-6-1, com Cascata se adiantando para ajudar Ray no ataque.

Teoricamente é a opção acertada, já que ele tenta aproveitar as melhores peças disponíveis, principalmente com o regresso de Tiago Garça, que está em boa fase.

Só não gostei da manutenção de Jackson, que desde o ano passado não vem jogado bola. Eu entraria com Reinaldo, deixando o veterano meia para o 2º tempo.

Frasqueira deve ser maioria em Santa Cruz

A Prefeitura local conseguiu o aval do Ministério Público para instalar arquibancas no Iberezão. Uma boa notícia para a Frasqueira que pretende invadir a cidade, seja de Natal, seja do próprio interior, já que a nossa torcida aos poucos vai se revitalizando pelo resto do RN. Em Currais Novos, p.ex., desde o acesso em 2007, já é possível ver os bares locais transmitindo jogos do ABC, o que é um bom sinal.

Por isso há uma tendência de que no mínimo, o estádio estará meio a meio. Ou seja, o ABC não jogará em um campo inimigo.

Resta saber como o time será recepcionado e o tipo de gramado que enfrentará.

CPI da cbf e da própria Copa de 2014 têm que sair para ontem

Independentemente de quem tenha sido a iniciativa de instalar a CPI da cbf (é sempre válido lembrar, a CPI não pertence ao Garotinho, mas sim ao Congresso Nacional, caso ela seja instalada), esta precisa ter o apoio amplo, geral e irrestrito daqueles que prezam por um mínimo de decência, que não querem ver o Brasil quebrado, e sendo forçados a pagarem uma conta de algo que talvez nunca usufruam.

Essa causa inclusive deveria ter um caráter suprapartidário, independente de qualquer ideologia, o que está em jogo é a própria soberania das finanças nacionais.

E motivos não faltam para que as instituições atuem de maneira incisiva:

-O TCU noticiou que 98% da Copa será bancada por dinheiro público.

-São noticiadas diaremente que o Poder Público promoverá renúncia fiscal nas obras dos Estádios.

-Descobriu-se que Ricardo Teixeira e cbf ficarão com praticamente todos os lucros da Copa. Este modesto blog repercutiu a notícia. A viúva, que é quem tá investindo os tubos, vai ficar a ver navios e nós, miseráveis contribuintes, deveremos bancar os lucros que a madrasta terá, se nada for feito.

-A nível de RN, só a Arena das Dunas custará no mínimo R$ 1 bilhão aos cofres públicos e o projeto será mais modesto do que o apresentado. Ou seja, vão construir um estádio a toque de caixa. E outra: pelo que foi apresentado, ficaram de fora o Aeroporto de São Gonçalo e projetos de mobilidade urbana da cidade. Enfim, vão entregar um elefante branco e não vão "zerar" a cidade, que pelo jeito continuará a mesma província merdiana de sempre, que parou no tempo e que fica cada vez mais feia e insustentável com a quantidade de veículos, espigões de 40 andares, poucas árvores, sem qualquer espaço de lazer, com as praias urbanas favelizadas e total falta de planejamento urbano.

Essas notícias por si só não é nem mais caso de CPI e sim caso de polícia.

E infelizmente ninguém parece se dar conta disso.

A começar pelos parlamentares. Eu mesmo tenho cobrado da Dep. Fátima Bezerra que ela assine a CPI, já que fui um dos 200 mil eleitores que ajudou-a a obtê-la o 1º lugar nas eleições para Dep. Federal. Acho que os demais ABCdistas e pessoas que a conhecem deveriam fazer o mesmo, não só com ela, mas também com os demais deputados federais do RN, já que até o presente momento não vemos nenhum nome deles na lista dos que já assinaram a cpi.

E inclusive existe uma enorme pressão da CÚpula de alguns partidos para pressionar pelo esvaziamento da CPI, principalmente dos governistas.

E a Gorda também está propensa a fazer lobby contra a CPI, pois além de ser inimiga de Garotinho, é associada do Ricardão na obtenção dos lucros.

Esse movimento me lembra vagamente o que aconteceu em 1992, quando começaram a pipocar os podres do Governo Collor. Me lembro bem que a Gorda e políticos como ACM e Jorge Bornhausen zombaram da turma que queria investigar as denúncias, dizendo "essa CPI não vai dar em nada". No entanto, quando o zé povinho resolveu sair as ruas para pedir o "fora Collor", o Congresso Nacional e a própria Gorda se viram acuados e permitiram o impeachment do então presidente, pois poderia haver um caos institucional.

Acho até que existe clima para tamanha revolta, basta a sociedade se mobilizar e criar uma rede de informações para mostrar o que realmente está passando por detrás desse mundo rosa chamado Copa de 2014.

Gustavo Lucena
Share:

0 comentários: