quinta-feira, 24 de junho de 2010

Torcedor trololó

Olha, há 5, 6 anos atrás era algo impensável eu falar isso.

Torcida de modinha parecia ser um termo exclusivamente do time de Japecanga, do nosso pretenso rival. E a Frasqueira era justamente o contrário, sinônimo de paixão, não importasse a divisão.

Em 2007 foi o ápice dessa antítese, em que o ABC lutava desesperadamente para entrar na Série C, mesmo assim a torcida enchia o Frasqueirão para incentivar o time contra Guamaré, São Gonçalo, Potiguar de Parnamirim, etc. O rival de Japecanga, mesmo na Série A e dando um liso no Estadual tinha públicos pífios, a torcida deles só falava em Série A e mais nada. A gozação e a humilhação era geral, mas a Frasqueira mostrava sua força e conseguiu ganhar um Estadual praticamente perdido.

3 anos depois vemos o ABC fazendo uma campanha decente numa competição nacional - algo raro para os padrões do futebol do RN - e os torcedores negam fogo, demonstrando ser tão modista quanto a turma do lado de lá.

Ontem só foram 3 mil pessoas dignas, que realmente valorizam o ABC.

Como eu falei numa postagem anterior, somente por motivo de força maior (trabalho, doença, estudo, etc.) é que seria capaz de tirar o torcedor do estádio.

E humanamente impossível acreditar que uma parcela gigantesca da torcida tenha se ausentado por motivo de força maior.

O mais absurdo de tudo isso são os trololós que alguns torcedores andam inventando para justificar a ausência: Copa do Mundo, Campeonato do Nordeste não vale vaga para Libertadores, os outros clubes estão jogando com elencos reservas, horários do jogo, transmissão do jogo pela TV, etc.

O trololó de ontem foi porque era noite de S. João e tinha muitos arraiás pela cidade. E ontem no trajeto para o jogo eu não vi uma fogueira acesa.

Faz mais de 10 anos que o S. João é ignorado pela população natalense, principalmente quando a data cai no meio de semana. Tanto isso é verdade que nesse momento, em pleno dia 24 de junho, ao invés de estar dormindo, estou aqui no trabalho, depois de apenas 6 horas de sono.

O que se constata é que a maioria da torcida do ABC talvez não seja tão fanática quanto alguns propalam ser. Principalmente alguns membros de orkut que se diz mega-ABCdista, que fica reclamando da diretoria de plantão por contratações estelares, mas que ao invés de chegarem junto, de irem a campo, de se associarem, de se deslocarem a casa lotérica para comprar uma Timemania, preferem ficar no conforto do sofá, zapeando o controle, transformando o ABC num clube carioca/paulista, que só presta assistir na TV.

Deveria estar feliz, escrevendo linhas rasgando seda e empolgado com a possibilidade do Mais Querido finalmente ganhar um título nacional, porém ver o Frasqueirão com enormes vazios é algo deprimente, principalmente por conta do bom momento que vive o nosso time.

Gustavo Lucena

Photobucket
Share:

8 comentários:

Black Ace disse...

Vou discordar totalmente de você desta vez.
Aqui na minha rua é quase um incêndio de tanta fogueira.
A turma está toda ligada na copa do mundo.
A copa do NE não tem divulgação.
Dinheiro tá foda, e o pessoal prefere segurar pra assistir aos jogos do mundial.
Quase 4 mil torcedores é um ótimo público, vide as últimas edições da copa do NE, onde a média de público do ABC era inferior a isto, e jogando no Machadão que é mais central e de melhor acesso, e sem concorrência da copa do mundo e da TV.
Parabéns torcida do ABC.

Anônimo disse...

BLACK, ACORDA HOMEM, NA DÉCADA de 70 ABC e RIACHUELO DAVA 10 MIL PAGANTES.

JOGO DE FUTEBOL CONCORRE COM TV, INTERNET, ORKUT e a PORRA TODA.

A BOYZADA DO PASSADO IA A CAMPO, HOJE A BOYZADA FICA NO MSN.

Jacson Artson disse...

Faço das palavras do Gustavo as minhas(só acrecentaria alguns &%$#&*&$).

Respeito a opinião de todos, mas se ABC estivesse mal na tabela, (nossa!!!), a gritaria era geral e gigantesca.

Att.

Black Ace disse...

Caro anônimo, como você disse mesmo, nos ANOS 70...

E nós estamos nos anos 2010.

Você tem toda a razão quando fala da boyzada de hoje em dia, mas acredito também no que escrevi.

Vicente Prudêncio disse...

Acho que a Copa do Nordeste ainda não pegou... Mas está pegando... A tendência, creio, é que haja um aumento no público de forma gradativa, sobretudo se o ABC continuar vencendo...

Ano passado, por exemplo, caímos para a C por que não demonstramos a capacidade de vencer três partidas seguidas... Foi o que aconteceu ontem... Vencemos Sergipe, Ceará e Náutico em sequencia, sendo duas goleadas.

Vamos agora vencer o Treze e depois colocar de 4.000 a 6.000 diante do Botafogo. É o que espero.

Diego Ivan disse...

Amigos, tô com Gustavo, não existe São João em Natal, existe sim fogueiras pela cidade, o que não quer dizer nada sobre os verdadeiros festejos juninos. Ontem em Natal não teve um arraial. Esse é o São João do Natalense.

O Black Ace deve estar defumado, na região onde ele mora, tinha umas duas fogueiras por rua. Não sei como esse homi conseguiu ficar em casa.

O orkut do ABC amigos, é uma ruma de boyzinhos juvenis, criados a leite com pêra e ovo maltino, metidos a galo de briga, e radicais de computador que brigam por tudo via net. Quando o time precisa, ficam todos na frente do MSN e Orkut, ou quem sabe numa velha pupunha. Ir a campo não querem, talvez por que o time vença e jogue bem, ou por que só sabem ir a campo reclamar.

A torcida do ABC é uma lastima, me parece que é do pior tipo possível, só sabe ir a campo quando o time é ruim. Quando o ABC tem um time como esse, bem montado e com bons reservas. Ao invés de ir a campo aproveitar o momento, preferem ficar em casa, vendo uma transmissão chinfrim da TV.

Esse negocio de dinheiro curto não impede o sujeito de gastar com outros tipos de divertimento, não vejo ninguém deixar de ter seu lazer, apenas não vão mesmo ao Frasqueirão.

A nossa torcida infelizmente só tem fanfarrão.

Agora eu me pergunto, cade aquele torcedor que enche as Rádios, Jornais e Orkuts, com aquele argumento batido de sempre. "Contrata que a torcida paga"

Se alguém me falar isso de novo eu mando se fuder na hora.

Será que a cúpula do ABC vai manter um time como esse, com rendas de R$30.000,00 por jogo? Não dá nem para abrir o Frasqueirão.

Quem sabe se Rubens mandar embora Ricardo Oliveira, Cascata, João Paulo, Wellington e Ederson. Depois contratar Adelmo, Guim, Marcelinho, Palmieri e Vinicius. Tavez a torcida volte a campo, pelo menos para reclamar ou então tem nêgo masoquista com saudades desta época.

Acorda ABCdista.

O que eu vejo é que tem muito palhacinho que se diz ABCdista só da boca pra fora. Esses tem desculpa para tudo.

Abraço!!!

Luciano disse...

Acho que a questão é mais abrangente que o tão somente: Torcida modinha!
é notório a desqualificação por todos da imprensa e tb da torcida e até dos clues dessa copinha! Outro absurdo é essa tabela que só coloca os jogos do ABC em meio de semana. Coisas dos FDP pakitenses!
A verdade é que o bombardeio de informações apenas sobre a copa do mundo ofusca qualquer exposição da CN.
A CN não pegou e não sei se pegará.
A torcida não é boba.

Black Ace disse...

Diego, tive que sair de casa, e hoje já começou o lava-lava de roupa pra tirar a catinga de fumaça.
Tradição típica de país atrasado.
Eu só queria que quem toca fogo em fogueira, queimasse junto com ela, pelo menos as mãos.